Oportunidade por causa do clima

O inglês Richard Blychenden estava aflito na Feira de Alimentos na Louisiana, EUA. Importador de chá indiano, o expositor não havia poupado investimentos para montar seu estande: levara nativos do Sri Lanka, que vestidos com roupas típicas, preparavam o chá na hora. Estava tudo perfeito. Só um detalhe havia fugido do controle: o clima.

Aquela semana foi insuportavelmente quente na região. Os visitantes sofriam com o calor, suavam bicas e ninguém queria saber de bebida quente. Pelo contrário; tudo que queriam era se refrescar com bebidas geladas e sorvetes. 

No primeiro dia, Richard ficou preocupado. No segundo dia desesperado. O caprichado estande, sempre vazio, levou o inglês a concluir: tenho que fazer alguma coisa e rápido. 

No terceiro dia da feira Richard fez uma coisa que até então ninguém havia pensado. Oferecer chá gelado. Pegou emprestado com expositores vizinhos alguns copos altos e adicionou gelo ao chá quente. Colocou um grande cartaz com letras garrafais: “Novidade! Chá gelado delicioso. Experimente.”

As pessoas começaram a experimentar a novidade…e aprovaram. Em pouco tempo, uma fila se formou no estande. E, foi assim que, em 1904, foi criado o Ice Tea, hoje em dia uma das bebidas mais populares dos Estados Unidos, responsável por um mercado avaliado em U$ 2 bilhões anuais.

O que podemos aprender com Ice Tea:

Muitas soluções podem ser geradas através de uma atenta observação do ambiente e da demanda do mercado. A inovação, muitas vezes, é uma adaptação de um produto ou serviço a um novo cenário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Você também pode gostar...

A aposta de Samuel Klein

De olho em um mercado que crescia sem parar, Samuel pensou em montar uma loja especialmente dedicada a esse público, um lugar onde qualquer pessoa pudesse abrir crediário.

Leia mais »
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on tumblr
Tumblr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *