A história do jeans

Em meados do século XIX, a corrida do ouro na Califórnia atraiu mais de 300 mil pessoas para a região. Era gente vinda dos Estados Unidos, Canadá e Europa. Em meio à multidão, havia um jovem de 24 anos angustiado.

Um rapaz, recém chegado da Alemanha, havia investido todas as suas economias em tecidos para barracas. O problema era que chegara tarde demais. Os primeiros vendedores já tinham suprido a necessidade dos mineiros. Para complicar, o tecido era extremamente resistente e, portanto, ninguém precisava recomprá-lo em um curto prazo de tempo.

ilustração de um mineiro americano na era do ouro

Sentado em um banco e sem saber o que fazer, ele reparou na vestimenta de um mineiro. Macacão em frangalhos, com o tecido puído, bolsos estourados cheios de remendos. Olhou em volta e viu que esta era a realidade de praticamente todos os garimpeiros. Imagine como aquilo devia preocupá-los: além de precisarem levar seus equipamentos pessoais os mineiros costumavam guardar as pepitas de ouro nos próprios bolsos.

De repente, o jovem teve um estalo. Pegou um rolo da sua lona e procurou um alfaiate e pediu para fazer um macacão para vender aos garimpeiros.

E foi assim que Levi Strauss em 1873 criou as calças e macacões feitos com jeans. Rapidamente as calças se tornaram populares entre os mineiros, depois conquistaram as cidades americanas até, finalmente, todo o mundo.

O que podemos aprender com Levi Strauss:

Muitas vezes uma pequena alteração no propósito de um produto ou serviço pode determinar a entrada em um novo nicho multiplicando as oportunidades de sucesso. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Você também pode gostar...

7 Tipos de vendas

Você sabia que pode vender muito mais do que imagina? Neste post eu vou te contar 7 tipos de vendas que podemos realizar todos os dias para os nossos clientes internos.

Leia mais »

6 Tipos de Ofertas

6 Tipos de Ofertas Para Estabelecer como Estratégias de Negócios no Mercado: nesse vídeo você vai entender um pouco sobre ofertas e suas variedades. Qual é o tipo de oferta que mais se adequa ao seu negócio?

Leia mais »
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on tumblr
Tumblr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.